Nosso espaço pedagógico de construção epistemológica é o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, desde 1996, quando foi criada a Linha dePesquisa Corporeidade e Educação. Há aproximadamente cinco anos sistematizamos alguns princípios norteadores para a ação educativa e para a abordagem investigativa que toma a corporeidade como fonte geradora da humanescência. Utilizamos a metáfora da teia da aranha para configurar esses princípios de um modo transdisciplinar: reflexividade histórica; ludicidade; criatividade; sensibilidade; reflexividade vivencial; humanescência. O foco vivencial dessa teia está na articulação dos três principios centrais: ludicidade, criatividade e sensibilidade, correspondendo aos elementos da natureza água, terra e ar, respectivamente. A sua sustentabilidade teórica é representada pelas bordas da teia, estando a dimensão histórica da reflexividade na borda superior, fio inicial dessa construção, e a dimensão vivencial da reflexividade nas bordas laterais e inferior da teia.

sábado, 2 de maio de 2009

Festa na Escola


Festa na escola
Pode rir, pode brincar
Educando o mundo inteiro
Vamos crer que a paz vai lá

Hoje tem festa na escola
Pode rir, pode brincar
Educando o mundo inteiro
Vamos crer que a paz vai lá

Tem jeito pra toda dor
Tem graça pra dar olé
Cidades com muito amor
Cultura, ciência e fé vai dar
Pra colher

O trigo pra alimentar
O fim da guerra, vem ver
Mais gente vem lá, mandou cuidar

Semeou, semeou, semeou, semeou
E vai brotar a festa, vai brotar (2x)
O povo sem medo ajudou a plantar

*Música original de Anderson Cunha
Letra/paródia de Paulo Roberto Padilha – Instituto Paulo Freire

CEVCORPOREIDADE

Espaço aberto a pesquisadores, profissionais, estudantes e todas as pessoas interessadas no diálogo sobre as questões transdisciplinares que envolvem naturalmente a corporeidade no seu enraizamento vivencial.
Adotamos o conjunto de princípios fundamentais da Carta da Transdisciplinaridade para orientar a nossa discussão, destacando especialmente os artigos três e cinco respectivamente: a) “A Transdisciplinaridade é complementar da aproximação disciplinar; ela faz emergir da confrontação das disciplinas novos dados que as articulam entre si e que nos dão uma nova visão da natureza e da realidade. A Transdisciplinaridade não procura a dominação de várias disciplinas, mas a abertura de todas as disciplinas ao que as atravessa e as ultrapassa”; b) A visão transdisciplinar é deliberadamente aberta na medida em que ela ultrapassa o domínio das ciências exatas pelo seu diálogo e a sua reconciliação não somente com as ciências humanas mas também com a arte, a literatura, a poesia e a experiência interior”.
Nossa discussão também se vincula à Rede Internacional de Ecologia dos Saberes – RIES, à medida que pretendemos aprofundar a reflexão vivencial dos princípios estabelecidos no Decálogo da Transdisciplinaridade e Ecoformação sintetizados pelas seguintes idéias geradoras: 1. Construção do conhecimento; 2. O campo da religação dos saberes; 3. Relação ecológica sustentável; 4. Cidadania planetária; 5.Visão axiológica e de valores humanos; 6. Satisfação de necessidades humanas, sociais e laborais; 7. Saúde e qualidade de vida. Em busca da felicidade; 8. As futuras reformas educativas. Formar cidadãos na sociedade do conhecimento; 9.Educar para o futuro; 10. Organizações e estado de bem-estar. Dimensões ética e social.
Do ponto de vista metodológico, adotamos a metáfora da construção da teia de aranha para melhor expressar o movimento espiralado que deverá contribuir para a autoformação do espírito transdisciplinar que envolve a transculturalidade. Nesse processo de diálogo transdisciplinar, valorizamos a reflexividade autobiográfica; a ludicidade; a criatividade; a sensibilidade; a reflexividade vivencial e a recursividade humanescente.

Participe. Acesse:http://cev.org.br/listas/estudos-transdisciplinares