Nosso espaço pedagógico de construção epistemológica é o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, desde 1996, quando foi criada a Linha dePesquisa Corporeidade e Educação. Há aproximadamente cinco anos sistematizamos alguns princípios norteadores para a ação educativa e para a abordagem investigativa que toma a corporeidade como fonte geradora da humanescência. Utilizamos a metáfora da teia da aranha para configurar esses princípios de um modo transdisciplinar: reflexividade histórica; ludicidade; criatividade; sensibilidade; reflexividade vivencial; humanescência. O foco vivencial dessa teia está na articulação dos três principios centrais: ludicidade, criatividade e sensibilidade, correspondendo aos elementos da natureza água, terra e ar, respectivamente. A sua sustentabilidade teórica é representada pelas bordas da teia, estando a dimensão histórica da reflexividade na borda superior, fio inicial dessa construção, e a dimensão vivencial da reflexividade nas bordas laterais e inferior da teia.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Maria Candida Moraes


Maria Candida Moraes estará em Natal nos dias 21 e 22 de maio, participando da banca de defesa da tese de Ana Tânia Sampaio, doutoranda do Departamento de Educação da UFRN, da linha de pesquisa Corporeidade e Educação, orientanda da professora Katia Brandão e atual secretaria de saúde de Natal-RN.
Maria Candida Moraes é doutora em Educação pela PUC/SP e Mestre pelo Instituto de Pesquisas Espaciais - INPE/CNPq. Professora de Pós-Graduação em Educação na UCB/DF e do Programa Máster em Educação da Univ. de Barcelona. É também pesquisadora do grupo GIAD/DOE/UB e co-coordenadora da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes/UB. Durante 10 anos foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC/SP. Consultora e conferencista nacional e internacional. foi pesquisadora-visitante da OEA. em Washington e consultora do Banco Mundial. Autora de vários livros, entre eles:
- O Paradigma Educacional Emergente, 13a. Papirus
- Pensamento Ecossistsêmico. 2a. ed. Vozes (UNESCO).
- Sentipensar: novas estratégias para reencantar a educação.Parceria c.Saturnino de la Torre.Vozes (UNESCO)
- Educar na biologia do amor e da solidariedade. Vozes
- Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade? Paulus.

Maria Candida Moraes fará uma palestra no dia 21 de maio, às 16h, no NEPSA - Goiabinha da UFRN.