São os seguintes os Quatro Pilares:
Aprender a Ser
Aprender a Conviver
Aprender a Fazer
Aprender a Conhecer (Aprender)
Os Quatro Pilares foram definidos no Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação no Século XXI para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - UNESCO), do qual formam o núcleo principal.
O Relatório, elaborado por uma comissão de quinze membros, sob a coordenação de Jacques Delors, foi publicado na forma de livro com o título Learning: The Treasure Within (UNESCO, Paris, 1996), e foi traduzido para o Português por José Carlos Eufrázio, recebendo, no Brasil, o título Educação: Um Tesouro a Descobrir (UNESCO, MEC, Cortez Editora, São Paulo, 1997, 2ª edição 1999).
Olá caríssimas colegas e professora,
ResponderExcluirPreciso discutir mais os quatro pilares da educação. Tudo que sabia sobre o tema ficou velho. Virou incertezas. A partir de então estarei reconstruindo novos conceitos, novos saberes do conhecer.
Abraços
Ana Lucia
Urge que a educação corporalize os quatro pilares: conhecer, fazer, ser e conviver.Constitui-se na humanescência da práxis pedagógica para o século XXI. Certeza essa adquirida na construção dos quatro pilares no Ateliê da Corporeidade do dia 12 de maio, sob a mediação do Profª Kátia Brandão.
ResponderExcluirTeresa Coelho
Olá Kátia
ResponderExcluirFiz o acesso. Consegui?
OI, Todos e Todas!
ResponderExcluirOs quatro pilares da educação, exige uma abertura de nossa parte, enquanto, educadores e educadoras.
A experiência afirma: Quando ofereço; também recebo, e unidos celebramos a alegria da partilha.Vivenciar o aprender é conectae com todos os saberes e sabores.Maria das Dores Farias Rodrigues
Oi Todos e Todas...
ResponderExcluirQuando ofereço também recebo, e unidos celebramos a alegria da partilha. Vivenciar o aprender é conectar com todos os saberes e sabores. Os 4 pilares da educação exige uma abertura de nossa parte, enquanto educadores e educadoras, viva a escola viva! Maria das Dores Farias Rodrigues... Abraços...