Nosso espaço pedagógico de construção epistemológica é o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, desde 1996, quando foi criada a Linha dePesquisa Corporeidade e Educação. Há aproximadamente cinco anos sistematizamos alguns princípios norteadores para a ação educativa e para a abordagem investigativa que toma a corporeidade como fonte geradora da humanescência. Utilizamos a metáfora da teia da aranha para configurar esses princípios de um modo transdisciplinar: reflexividade histórica; ludicidade; criatividade; sensibilidade; reflexividade vivencial; humanescência. O foco vivencial dessa teia está na articulação dos três principios centrais: ludicidade, criatividade e sensibilidade, correspondendo aos elementos da natureza água, terra e ar, respectivamente. A sua sustentabilidade teórica é representada pelas bordas da teia, estando a dimensão histórica da reflexividade na borda superior, fio inicial dessa construção, e a dimensão vivencial da reflexividade nas bordas laterais e inferior da teia.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Os quatro pilares da educação






Os Quatro Pilares da Educação são quatro princípios definidores da estratégia de promover a educação como desenvolvimento humano. No encontro da base de corporeidae e educação, realizado no dia 12 de maio, sob a orientação da prof. Katia Brandão, foram corporalizados os quatro pilares dessa educação humanopoiética. Cada participante, enquanto Ser ludopoiético representou, através de um objeto, a sua contribuição para o Ser, o Conviver, o Fazer e o Conhecer.

São os seguintes os Quatro Pilares:

Aprender a Ser
Aprender a Conviver
Aprender a Fazer
Aprender a Conhecer (Aprender)

Os Quatro Pilares foram definidos no Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação no Século XXI para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - UNESCO), do qual formam o núcleo principal.

O Relatório, elaborado por uma comissão de quinze membros, sob a coordenação de Jacques Delors, foi publicado na forma de livro com o título Learning: The Treasure Within (UNESCO, Paris, 1996), e foi traduzido para o Português por José Carlos Eufrázio, recebendo, no Brasil, o título Educação: Um Tesouro a Descobrir (UNESCO, MEC, Cortez Editora, São Paulo, 1997, 2ª edição 1999).