Espaço aberto a pesquisadores, profissionais, estudantes e todas as pessoas interessadas no diálogo sobre as questões transdisciplinares que envolvem naturalmente a corporeidade no seu enraizamento vivencial.
Adotamos o conjunto de princípios fundamentais da Carta da Transdisciplinaridade para orientar a nossa discussão, destacando especialmente os artigos três e cinco respectivamente: a) “A Transdisciplinaridade é complementar da aproximação disciplinar; ela faz emergir da confrontação das disciplinas novos dados que as articulam entre si e que nos dão uma nova visão da natureza e da realidade. A Transdisciplinaridade não procura a dominação de várias disciplinas, mas a abertura de todas as disciplinas ao que as atravessa e as ultrapassa”; b) A visão transdisciplinar é deliberadamente aberta na medida em que ela ultrapassa o domínio das ciências exatas pelo seu diálogo e a sua reconciliação não somente com as ciências humanas mas também com a arte, a literatura, a poesia e a experiência interior”.
Nossa discussão também se vincula à Rede Internacional de Ecologia dos Saberes – RIES, à medida que pretendemos aprofundar a reflexão vivencial dos princípios estabelecidos no Decálogo da Transdisciplinaridade e Ecoformação sintetizados pelas seguintes idéias geradoras: 1. Construção do conhecimento; 2. O campo da religação dos saberes; 3. Relação ecológica sustentável; 4. Cidadania planetária; 5.Visão axiológica e de valores humanos; 6. Satisfação de necessidades humanas, sociais e laborais; 7. Saúde e qualidade de vida. Em busca da felicidade; 8. As futuras reformas educativas. Formar cidadãos na sociedade do conhecimento; 9.Educar para o futuro; 10. Organizações e estado de bem-estar. Dimensões ética e social.
Do ponto de vista metodológico, adotamos a metáfora da construção da teia de aranha para melhor expressar o movimento espiralado que deverá contribuir para a autoformação do espírito transdisciplinar que envolve a transculturalidade. Nesse processo de diálogo transdisciplinar, valorizamos a reflexividade autobiográfica; a ludicidade; a criatividade; a sensibilidade; a reflexividade vivencial e a recursividade humanescente.
Participe. Acesse:http://cev.org.br/listas/estudos-transdisciplinares