Nosso espaço pedagógico de construção epistemológica é o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, desde 1996, quando foi criada a Linha dePesquisa Corporeidade e Educação. Há aproximadamente cinco anos sistematizamos alguns princípios norteadores para a ação educativa e para a abordagem investigativa que toma a corporeidade como fonte geradora da humanescência. Utilizamos a metáfora da teia da aranha para configurar esses princípios de um modo transdisciplinar: reflexividade histórica; ludicidade; criatividade; sensibilidade; reflexividade vivencial; humanescência. O foco vivencial dessa teia está na articulação dos três principios centrais: ludicidade, criatividade e sensibilidade, correspondendo aos elementos da natureza água, terra e ar, respectivamente. A sua sustentabilidade teórica é representada pelas bordas da teia, estando a dimensão histórica da reflexividade na borda superior, fio inicial dessa construção, e a dimensão vivencial da reflexividade nas bordas laterais e inferior da teia.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Os quatro pilares da educação






Os Quatro Pilares da Educação são quatro princípios definidores da estratégia de promover a educação como desenvolvimento humano. No encontro da base de corporeidae e educação, realizado no dia 12 de maio, sob a orientação da prof. Katia Brandão, foram corporalizados os quatro pilares dessa educação humanopoiética. Cada participante, enquanto Ser ludopoiético representou, através de um objeto, a sua contribuição para o Ser, o Conviver, o Fazer e o Conhecer.

São os seguintes os Quatro Pilares:

Aprender a Ser
Aprender a Conviver
Aprender a Fazer
Aprender a Conhecer (Aprender)

Os Quatro Pilares foram definidos no Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação no Século XXI para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - UNESCO), do qual formam o núcleo principal.

O Relatório, elaborado por uma comissão de quinze membros, sob a coordenação de Jacques Delors, foi publicado na forma de livro com o título Learning: The Treasure Within (UNESCO, Paris, 1996), e foi traduzido para o Português por José Carlos Eufrázio, recebendo, no Brasil, o título Educação: Um Tesouro a Descobrir (UNESCO, MEC, Cortez Editora, São Paulo, 1997, 2ª edição 1999).

5 comentários:

  1. Olá caríssimas colegas e professora,
    Preciso discutir mais os quatro pilares da educação. Tudo que sabia sobre o tema ficou velho. Virou incertezas. A partir de então estarei reconstruindo novos conceitos, novos saberes do conhecer.

    Abraços

    Ana Lucia

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  2. Urge que a educação corporalize os quatro pilares: conhecer, fazer, ser e conviver.Constitui-se na humanescência da práxis pedagógica para o século XXI. Certeza essa adquirida na construção dos quatro pilares no Ateliê da Corporeidade do dia 12 de maio, sob a mediação do Profª Kátia Brandão.

    Teresa Coelho

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  3. OI, Todos e Todas!
    Os quatro pilares da educação, exige uma abertura de nossa parte, enquanto, educadores e educadoras.
    A experiência afirma: Quando ofereço; também recebo, e unidos celebramos a alegria da partilha.Vivenciar o aprender é conectae com todos os saberes e sabores.Maria das Dores Farias Rodrigues

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  4. Oi Todos e Todas...

    Quando ofereço também recebo, e unidos celebramos a alegria da partilha. Vivenciar o aprender é conectar com todos os saberes e sabores. Os 4 pilares da educação exige uma abertura de nossa parte, enquanto educadores e educadoras, viva a escola viva! Maria das Dores Farias Rodrigues... Abraços...

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