Nosso espaço pedagógico de construção epistemológica é o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, desde 1996, quando foi criada a Linha dePesquisa Corporeidade e Educação. Há aproximadamente cinco anos sistematizamos alguns princípios norteadores para a ação educativa e para a abordagem investigativa que toma a corporeidade como fonte geradora da humanescência. Utilizamos a metáfora da teia da aranha para configurar esses princípios de um modo transdisciplinar: reflexividade histórica; ludicidade; criatividade; sensibilidade; reflexividade vivencial; humanescência. O foco vivencial dessa teia está na articulação dos três principios centrais: ludicidade, criatividade e sensibilidade, correspondendo aos elementos da natureza água, terra e ar, respectivamente. A sua sustentabilidade teórica é representada pelas bordas da teia, estando a dimensão histórica da reflexividade na borda superior, fio inicial dessa construção, e a dimensão vivencial da reflexividade nas bordas laterais e inferior da teia.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Visita de Candida Moraes


A Linha de Pesquisa Corporeidade e Educação, sente-se honrada com a presença de Maria Candida Moraes. Candida possui mestrado em ciências pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (1975) e doutorado em educação pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (1996). Atualmente é professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Brasilia e professora colaboradora da Pontificia Universidade Católica de São Paulo. Foi assessora de planejamento do Ministério da Educação e do Desporto e do Ministério do Planejamento. Pesquisadora - visitante da OEA (Washington), pesquisadora e professora agregada da Universidade de Barcelona. É conferencista nacional e internacional, tendo proferido mais de uma centena de conferências em sua área de atuação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em fundamentos da educação, educação a distância, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia e didática, paradigma, complexidade, transdisciplinaridade, informática na educação, educação a distância.
A professora Maria Candida, esteve em Natal, de 21 a 23 de maio. No dia 21, proferiu palestra na UFRN. Na manha do dia 22, esteve nos seminários de pesquisa da Linha de Pesquisa Corporeidade e Educação e na tarde do mesmo dia, participou da banca de defesa de tese de Ana Tânia, atual secretária de Educação de Natal, e orientanda da professora Katia Brandão.

4 comentários:

  1. Boa Noite!
    Uma verdadeira estrela; no meio de revelações humanestente.
    Maria das Dôres Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite!! A todos e todas.Como fruto de uma boa caminhada,alcançamos o sonho.Felicidade repartida encontramos nos olhares e sorrisos de cada uma nesta foto. Maria das Dores F. Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Estou imensamente agradecida pela oportunidade de participar desse encontro.Ter a oportunidade de conhecer uma estrela de uma grandeza alegre e conviver com esse grupo de estudo.

    ResponderExcluir
  4. Revisitando o blog, gostaria d eregistrar meu pesar por não ter tido o privilégio de assistir a palestra ministarda por Candida Moraes. Mas estive presente ao Seminário e à defesa da tesa de Ana Tânia e consegui um autógrafo e um abraço da autora.
    Gostaria de registrar sua simpatia e sua alegria de viver.

    ResponderExcluir